Paraibuna Embalagens lança concurso de desenho para comemorar a data
No dia 22 de março se comemora o Dia Mundial da Água, data escolhida durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992. A cada ano, desde 1993, a Organização das Nações Unidas (ONU) propõe um tema para reflexão que, em 2023, é “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”. O objetivo é estimular soluções capazes de garantir o enfrentamento da crise global de água e saneamento.
Ciente da missão de garantir o futuro, reciclando o presente, a Paraibuna Embalagens lançou concurso de desenho baseado no Dia Mundial da Água para alunos do Curumim do bairro Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora, e também para estudantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Sapucaia.
Os melhores desenhos serão selecionados para a campanha interna de consumo consciente da própria Paraibuna. A proposta é mostrar a importância da água para os colaboradores e para as comunidades do entorno das duas unidades fabris.
Cerca de 70% da superfície do nosso planeta é coberta por água, mas 97,5% dessa água é salgada e não serve ao consumo humano. Daí a importância de conservar as fontes de água doce, uma vez que sem ela não há vida, afinal, trata-se de insumo essencial para os seres vivos.
De acordo com a Cesama, 95% da população de Juiz de Fora (MG) recebe água tratada em casa. A cidade aparece na 70ª posição do ranking anual do saneamento básico do Instituto Trata Brasil, divulgado na última segunda-feira, dia 20. O estudo avalia os indicadores de saneamento básico dos 100 maiores municípios do país, comparado o desempenho de cada um.
Em Sapucaia 75,74% da população tem acesso aos serviços de abastecimento de água, segundo o Instituto da Água e Saneamento. De acordo com a ONU, em todo o globo, 4,2 bilhões de pessoas não têm acesso a esses serviços. Ou seja, mais da metade da população mundial.
Por isso, aqui vão algumas dicas de como cada um pode contribuir para a redução do desperdício, inclusive, de água tratada, que é um artigo de luxo, considerando os dados da ONU, por exemplo.